BLOG DO AMARAL - O Compromisso Com a Verdade!

Monday, February 02, 2009

DALCÍDIO JURANDIR EM SEMINÁRIO

O escritor paraense Dalcídio Jurandir será o tema de um seminário que a Associação Cultural, Recreativa e Carnavalesca Império do Samba Quem São Eles, promovido de 4 a 6 deste mês, no auditório do Senac, em Belém, intitulado “Dalcídio Jurandir - O Marajó na Celebração do Centenário”, mesmo título do enredo da escola para o carnaval deste ano, em homenagem ao romancista paraense que viveu de 1909 a 1979 e que ambientou na Amazônia 10 dos 11 romances que escreveu. Natural de Ponta de Pedras, ele passou a infância, em Cachoeira do Arari.
O seminário vai começar às 18h30 nos três dias de realização e será aberto, na quarta-feira, 4, com a palavra do presidente do Quem São Eles, André Vilhena. Em seguida, a primeira Mesa Redonda terá como expositores e debatedores o arqueólogo Marcos Magalhães, que abordará o tema específico 'A Cultura Marajoara: Ascensão e Queda de uma Potência Civilizadora', e a ictióloga Ivaneide Assunção, que discorrerá sobre 'Pesca e Ambiente Aquático nos Campos do Marajó'. Ambos são pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi. Na quinta-feira, dia 5, a segunda Mesa Redonda do Seminário será constituída pela pajé e escritora Zeneida Lima, que falará sobre 'A Importância da Pajelança Cabocla na Ilha do Marajó', e, em seqüencia, pelo poeta João de Jesus Paes Loureiro, que discorrerá sobre 'O Significado Estético da Pajelança'.
Na terceira e última sessão, o Seminário promovido pelo Quem São Eles terá Mesa Redonda formada pelo jornalista Avelino do Vale, que abordará o tema 'A Folia de São Sebastião Hoje e em Dalcídio Jurandir', e pela professora Rosa Assis, da Universidade da Amazônia (Unama), que falará sobre 'O Vocabulário Popular em Dalcídio Jurandir'.As inscrições para o Seminário 'Dalcídio Jurandir - O Marajó na Celebração do Centenário' são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. O Senac fica na avenida Serzedelo Correa, 279, entre Braz de Aguiar e Gentil Bittencourt. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (91) 9978-9646 e 8190-8808.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home